terça-feira

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

A chegada de novas tecnologias e mídias é uma realidade com a qual os profissionais de todas as áreas se deparam, apontando-lhe novos desafios. Inserido nesse contexto, o professor precisa assumir uma postura de predisposição à mudança, de compreensão do modo de ser, agir, pensar e se comunicar das novas gerações, como também saber o quê, como, o porquê e quando usar as diferentes mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
O entendimento de alfabetização digital alia – se à compreensão de alfabetização a partir de Paulo Freire com o conceito de competência informacional. Para Paulo Freire não basta que o sujeito aprenda os signos da língua escrita, mas que os conceda significado e sentido, utilizando – os de forma crítica na construção do bem coletivo. A alfabetização freiriana parte da realidade do alfabetizando e com base nela, estimula o indivíduo a se apropriar do código escrito como meio para compreender e participar ativamente na comunidade com senso crítico.
Estamos vivendo em uma sociedade digital e urge buscar caminhos para enfrentar os desafios trazidos pela velocidade das transformações, e o educador se vê perturbado diante de árduos caminhos de repensar em meios que ajudem a formar cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, partindo dele e de suas conseqüências. Para tal torna – se relevante à alfabetização tecnológica que poderá compor – se em ferramenta para o trabalho com possibilidades de unir novos conhecimentos a sua prática pedagógica.
E ainda, a cada dia tomamos conhecimento de decisões do governo colocando mais tecnologias (equipamentos) nas escolas e disponibilizando espaços de acesso públicos as camadas mais carentes da população. Diante tudo isso, torna –se inevitável perguntar: como serão utilizados e interpretados? Que linguagens usarão? Estas são perguntas que devem ser feitas para e pelos educadores.
Coerente com esta questão, alguns autores ressaltam a necessidade de formar os professores /educadores, isto é, alfabetização tecnológica do professor tentando encontrar caminhos que contribuam para a reflexão crítica a respeito das tecnologias no sentido de revitalizar sua prática pedagógica e atendendo ao momento histórico que vivemos.

Um comentário:

c a s a n a r o c h a disse...

Realmente é preciso capacitar os professores nessa nova tecnologia, mas é importante ressaltar que implementar a escola com tecnologia não vai mudar em nada a situação da educação brasileira, é preciso primeiro uma nova mentalidade diante de um mundo globalizado na mídia. é urgente que nós professores tenhamos essa predisposição para a mudança, para um início satisfatório nessa caminhada.