terça-feira

INTEGRANDO AS MÍDIAS À EDUCAÇÃO

Se a função da escola é privilegiar a aquisição do saber e de um saber vinculado a realidade social, é necessário que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos meios que estão disponibilizados, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade e de construção do conhecimento.
De acordo com Moran, a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade.
É fundamental despertar o interesse dos professores para uma nova comunicação com os alunos em sala de aula, por uma prática que contemple e integre as mídias. Não usando por usar, mas para o enriquecimento do projeto político pedagógico da escola, usando - as como meio para aprender mais, para conhecer mais, fazendo uma educação mais dinâmica, mais alegre e mais viva. Quanto mais soubermos integrar essas tecnologias os trabalhos podem ser mais ricos e mais coerentes com o mundo em que vivemos.
Segundo Belloni, a mídia representa um campo autônomo do conhecimento que deve ser estudado e ensinado as crianças da mesma forma que estudamos e ensinamos literatura, por exemplo.A integração da mídia à escola tem necessariamente que ser realizada nestes dois níveis: enquanto objeto de estudo e enquanto instrumento pedagógico (2005 ,p.46)
Atualmente, as escolas têm disponível diferentes mídias para ser inserido no processo ensino aprendizagem. No entanto para que o professor possa fazer uso destas ferramentas pedagogicamente ele precisa repensar sua prática pedagógica. Não dá para continuar “dando aula”, passando o conteúdo no quadro, corrigindo os exercícios e provas dos alunos. É preciso que ele tome uma nova postura e passe a ensinar a pensar, saber pesquisar, saber organizar seu trabalho, ser independente e autônomo, ou seja, o professor é o mediador do conhecimento diante do aluno que é sujeito da sua própria formação. O aluno precisa construir conhecimento a partir do que ele faz, e o professor buscar sentido para o que faz e apontar novos caminhos para o fazer dos seus alunos.
Para que as tecnologias da comunicação e informação sejam utilizadas adequadamente na escola, o professor deve conscientizar – se da importância de ter desenvolvido em si competências como pesquisa, leitura, escrita e a gestão da sua formação continuada. Pois é por meio desta que todos os envolvidos neste processo terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas competências e receber subsídios necessários para o aperfeiçoamento da prática profissional pedagógica.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BELLONI,M.L. Mídia-educação ou comunicação educacional?.São Paulo:Loyola,2002

____________,O que é mídia- educação,2 edi.Campinas:Autores associados,2005

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7a ed. São Paulo: Papirus, 2003.

Nenhum comentário: