quarta-feira

A importância da apropriação do TV Escola/ Salto para o Futuro no espaço escolar

A formação continuada desenvolvida através do TV Escola / Salto para o futuro se constitui numa formação aberta a todas as escolas da rede pública. O programa é veiculado pelo MEC e coordenado pelas secretarias de Educação estaduais. Este apresenta condições de ser trabalhado numa perspectiva de práticas inovadoras que pode suscitar verdadeiras mudanças na prática, pois parte das necessidades dos educadores e se constitui em uma aprendizagem significativa, cujo princípio parte de uma reflexão contextualizada e cria possibilidades de uma formação fundamentada no processo de trabalho. Precisamos salientar que este programa sozinho não garante sua prática. Faz - se necessário uma boa exploração desse potencial no interior das escolas e isto requer equipes pedagógicas e administrativas visando regular e organizar programações internas da formação continuada para educadores tendo como base as discussões veiculadas através do Salto para o Futuro e em programas oferecidos pela TV Escola e outras fontes bibliográficas.
A estruturação e reestruturação do TV Escola no interior das escolas por meio de equipamentos e preparação dos “orientadores de aprendizagem” para lidar com as diversas especificidades da formação continuada no que se refere ao papel do orientador ou mediador, a utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação, referenciais da formação continuada dos professores, gestão e uso das imagens entre outros conhecimentos.
É de suma importância que a formação continuada por meio do TV Escola /Salto esteja contemplada no projeto político pedagógico da escola, pois desta forma se torna viável a implementação de ações que tenha repercussão na comunidade escolar.
Outro fator importante é contar com o apoio dos “assistentes técnicos pedagógicos de cada escola para encampar as ações de forma institucionalizada e melhor apoiar as questões de infra - estrutura e de pessoal capacitado para o desempenho da função. É imprescindível a participação destes profissionais para se organizar os projetos de formação continuada em cada escola, contribuindo nos procedimentos metodológicos, acompanhamento, avaliação e maior suporte pedagógico. Esta é uma alternativa de ressignificar a formação docente por meio desta e potencializar os educadores de modo geral a enfrentar os desafios da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Ao se implementar uma política séria de formação continuada por meio do Salto estaria criando uma cultura de utilização das novas tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar, rompendo com barreiras impostas e levando os educadores a conhecer e utilizar as novas linguagens que permeiam a atual sociedade do conhecimento.

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