terça-feira

INFORMAÇÃO E ESCOLA

Observa - se no mundo moderno um processo de mudança social acelerado em que as tecnologias da informação e comunicação devido à interconexão global intensificada, possibilitam ao homem o acesso a um maior número de informações e contato com culturas diversificadas. Constata-se também, a evolução de novos conceitos em todas as áreas do conhecimento e uma nova exigência de competência é exigida para o bom desempenho do indivíduo em uma sociedade tecnológica no desenvolvimento de suas atividades sociais.
Neste novo contexto, a escola tem o papel de orientar o cidadão para a participação social e para o desenvolvimento do conhecimento integral do mesmo, cooperando com a sua inclusão social. Para isto, de acordo com o plano de ensino nacional – PNE, é fundamental a formação continuada dos professores.
O uso de novas tecnologias tornou-se um aliado importante para alcançar o objetivo de formar continuadamente um maior número de professores. O governo federal incentiva, através da LDB, o desenvolvimento e a veiculação de programas de Educação a Distância em todos os níveis e, também, para a capacitação continuada de professores.
Muitos projetos foram desenvolvidos para este fim. Entre eles o programa Salto para o Futuro que oferece a oportunidade de acesso a programas de qualidade, que favorecem a aprendizagem e a atualização. E para isso torna-se necessária a sua inserção no Projeto Político Pedagógico, deixando de ser uma iniciativa isolada, para tornar-se uma estratégia da escola como um todo.
Se professores e gestores estiverem conscientes da importância da apropriação do Programa TV Escola/ Salto para o Futuro, como resultado de um modelo de gestão, os problemas encontrados serão vistos como desafios a serem enfrentados e vencidos pelo coletivo no espaço escolar.
As propostas de formação devem propiciar uma aprendizagem continua, na qual o professor aprende fazendo, refletindo e reconstruindo sua prática pedagógica no seu contexto de atuação.

Nenhum comentário: