quarta-feira

RELATÓRIO DE 2010

O Salto para o Futuro, aliado ao aparato das novas tecnologias, tem – se constituído em uma forte estratégia para a formação docente, a qual pode realizar projetos de capacitação atingindo todas as escolas de nosso Estado,com custos mínimos, contribuindo para a reflexão da prática educacional, permitindo um diálogo e intercâmbio de conhecimento e práticas pedagógicas entre os professores ao debater as diferentes tendências no campo da educação.
A Gerência de Tecnologia de Informações Educacionais e Infraestrutura (GETEI / SED) é responsável pelo assessoramento, capacitação dos Orientadores de aprendizagem, acompanhamento in loco e avaliação do programa nas telessalas.

A partir das avaliações e da análise dos cursos trabalhados, conhecemos e divulgamos os dados estatísticos, mostrando a realidade de cada região.

Sendo assim, realizamos o levantamento de dados registrados no “Relatório Final 2010 – Eventos de Formação Continuada”, onde obtivemos os seguintes resultados:

Cursos oferecidos = 312
Profissionais capacitados = 6584
Carga horária = 5678
Regionais atendidas = 22
Custos = R$ 2904,16

Considerando a leitura interpretativa e os resultados apresentados é importante salientar que:

•Durante o ano de 2010, 14 (quatorze) GEREDs ficaram fora do processo de capacitação deste Programa;

•Há Regionais fazendo um trabalho significativo e de parceria com as Secretarias Municipais de Educação;

•Algumas Regionais mantiveram um número satisfatório de cursos e cursistas, já outras, mesmo com número expressivo de cursos, não conseguiram atender um bom percentual de cursistas.

CONSIDERAÇÕES

Tendo em vista a realidade encontrada, pode-se afirmar que a utilização do programa Salto para o Futuro como forma de viabilizar uma política de formação e qualificação docente tornar-se-á eficaz se forem proporcionadas condições reais de utilização e apropriação destes meios por parte de todos os envolvidos no processo.

Da Gerência de tecnologias de Informações Educacionais e Infraestrutura( GETEI) espera – se o comprometimento com o assessoramento , acompanhamento in loco, a capacitação dos orientadores e a consequente avaliação das telessalas , no sentido de proporcionar a formação contínua e o uso dos recursos tecnológicos por parte dos professores no desenvolvimento de estratégias norteadoras e desafiantes.

Espera – se que cada GERED se comprometa cada vez mais com o a implantação e implementação das telessalas e o seu funcionamento permanente, bem como a indicação do orientador de aprendizagem que deverá realizar um trabalho articulado com os multiplicadores dos NTEs e o supervisor de ensino. Desta forma estará implementando ações que contribuam para que o professor seja capaz de construir, no seu local de trabalho, as condições necessárias e propícias à mudança e / ou reflexão da sua prática pedagógica.

EQUIPE DO SALTO

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