segunda-feira

EDIÇÃO ESPECIAL: A COPA NA ÁFRICA DO SUL

No dia 21/05 tivemos uma edição especial- A Copa na África do Sul - com o intuito de promover um debate e reunir informa­ções para utilização pelos professores e edu­cadores de todo o país.

Não coube, nessa proposta, um mergulho na história da construção da nação sul-africa­na. No entanto, estes limites demonstram o fato de estarmos diante de um conjunto grandioso de conhecimentos que precisa ser popularizado. São muitas as Áfricas. Portanto, como fazer frente ao desafio desse con­tinente tão presente em nosso imaginário, para não cair em simplificações?

De que forma um evento esportivo de al­cance internacional como a Copa do Mun­do FIFA 2010, na África do Sul, pode oferecer subsídios para a prática docente, principal­mente tendo em conta seu caráter inter­disciplinar?

No Brasil, o advento da Lei n. 10.639/20036, alterada recentemente, tornou obrigatória a inclusão da história e da cul­tura afro-brasileiras, bem como o estudo da história da África e da cultura africana.

Esta edição especial visou destacar a oportunidade que tal evento oferece para a implementa­ção da citada lei nas escolas.

Equipe do Salto

Nenhum comentário: