O programa SALTO PARA O FUTURO teve início em 1991 , como Projeto Piloto chamado “Jornal da Educação - Edição do Professor”, concebido e produzido pela Fundação Roquette Pinto, hoje Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP).
Em 1992, já com abrangência nacional, passou a se chamar "Um Salto para o Futuro", sendo implantado em Santa Catarina no mês de setembro, nas Gerências Regionais de Educação em parceria com as Universidades.
Em 1996 denominando-se "Salto para o Futuro", foi incorporado à grade da TV Escola, ocupando uma das faixas da programação do canal.
Em 1999 com o desenvolvimento do "Projeto de Formação Continuada nas Escolas Utilizando o Programa TV Escola/Salto para o Futuro”, possibilitou-se às escolas a realização de cursos descentralizados utilizando as séries do Salto, com direito a certificado, considerando o que preconiza a Proposta Curricular do Estado de SC “a formação deve ter como “lócus” a própria escola. Este território de intervenção se constituirá como espaço privilegiado, uma vez que se tornará os professores protagonistas ativos nas mais diversas fases dos processos de formação”(PC / SC -Temas Multidisciplinares , p103).
Em 2005 todas as Gerências Regionais de Educação receberam novos televisores de 29’, cadeiras e 2 vídeos cassete para as telessalas com plenas condições para o funcionamento e desenvolvimento da formação continuada por meio do Salto para o Futuro.
O programa, produzido e veiculado em nível nacional é elaborado tendo como referencial os parâmetros Curriculares Nacionais, sendo que nas telessalas e escolas o encaminhamento é sempre adequado à concepção histórico – cultural preconizada na Proposta Curricular de Santa Catarina.
quinta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário